MAGNO, Maria Ignês CarlosFREITAS, Allan Brasil de2024-02-092024-02-092023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41444O presente trabalho tem por objetivo o estudo comparado da práxis do assim chamado cinema revolucionário, praticado na América Latina durante as décadas de 1960 e 1970, com foco nos grupos Cine Liberación, da Argentina, Grupo Ukamau, da Bolívia e o Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematograficos – ICAIC, de Cuba. Analisaremos as elaborações teóricas desenvolvidas por estes grupos, suas consequências para a prática cinematográfica, e como estas elaborações se traduzem em linguagem cinematográfica, utilizando como objeto para tal os filmes “Hasta la Victoria Siempre” (1967) e “De Cierta Manera” (1974/1977), ambos realizados pelo ICAIC, “El Coraje del Pueblo” (1971), realizado pelo Grupo Ukamau e “La Hora de los Hornos” (1968), realizado pelo Cine Liberación. Com este estudo, pretendemos suprir parte da falta de pesquisas dentro do audiovisual que articulem continentalmente a práxis deste tipo de cinema, entendendo seus objetivos políticos como intrínsecos ao seu projeto cinematográfico.184ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCinema revolucionárioMarxismoAmérica-latinaICAICCine LiberaciónGrupo UkamauRevoluçãoHACIA UN CINE REVOLUCIONARIO: A Práxis do Cinema Revolucionário Latino-americano das Décadas de 1960 e 1970Dissertação