Moraes Silveira, DarleneLuciano, Scharlana2021-10-062021-10-062021-07-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17492A política de educação é direito social fundamental oportunizando a formação de sujeitos críticos diante da realidade social e o ambiente escolar um importante equipamento público que deve contribuir para a transformação social. O contexto escolar, na educação básica, que passa a conceber a inserção do profissional de Serviço Social e de Psicologia com a Lei nº 13.935 de 2019. A partir de então a perspectiva de efetiva contribuição do/a assistente social para a qualidade da educação, integrando o trabalho interdisciplinar no ambiente escolar. Esse estudo abarcou uma pesquisa bibliográfica e documental com o tema a importância do Serviço Social na rede pública de educação básica, partindo de fontes teóricas sobre o tema e documentos do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, que nas últimas décadas vem produzindo ampla produção de materiais e debates focalizando o tema o Serviço Social na Educação. Diante das atribuições do/a Assistente Social inseridos na educação apresentados pela Lei 13.935 de 2019, compreendemos que a atuação do/a assistente social objetiva fortalecer o enfrentamento às demandas no campo educacional, facilitar o acesso aos direitos sociais através de programas, projetos e ações relacionadas à intervenção profissional do/a assistente social. Os estudos apontam que a importância do Serviço Social na educação básica está relacionada com a qualidade dos serviços aos estudantes, com o fortalecimento da relação da escola com as famílias e a comunidade, assim como a criação de estratégias para enfrentar os impasses e conflitos escolares, realizar assessoria técnica à gestão escolar e contribuir para a formação continuada de profissionais da rede de educação básica.21ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilServiço SocialEducaçãoEscolaUm Estudo Sobre a Importância do Serviço Social na Rede Pública de Educação BásicaA Study on The Importance of Social Serviceon the Network Basic Education PublicArtigo Científico