Merigo, JaniceNatividade, Mônica Eli Martins2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292009https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11313O presente trabalho é resultado da experiência de estágio obrigatório desenvolvido no Escritório Modelo de Advocacia (EMA) na Ponte de Imaruí, em Palhoça/SC. Ele apresenta a trajetória histórica das políticas de atenção à infância e juventude brasileiras, seus limites e avanços. Destaca ainda a intervenção do Serviço Social na prática com as creches/escolas do município de Palhoça, por meio de capacitações de professores da Rede municipal de educação sobre o conhecimento da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), desempenhando o importante papel de educador político na socialização de leis que amparam a criança e o adolescente. Com o resultado deste trabalho, foi possível perceber que as capacitações sobre os temas relacionados ao ECA são de grande importância para os profissionais que atuam nessa área, implicando na forma de promover a aplicabilidade das ações e, consequentemente, na ampliação das garantias dos direitos das crianças e dos adolescentes. É necessário, portanto, que o Poder Público invista nas capacitações dos profissionais da área da infância e juventude, tanto para divulgar suas ações quanto para tornar públicos e esclarecer os princípios inseridos no ECA.pt-BRAcesso AbertoServiço socialServiço social com criançasServiço social com adolescentesA intervenção do Serviço Social na discussão do Estatuto da Criança e do Adolescente nos centros de educação infantil do município de Palhoça, Santa CatarinaMonografia