ALMEIDA, Amanda AouadCALDAS, Tácio Sá Pires2024-05-132024-05-132022-12-25https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42262Este memorial tem como objetivo promover uma análise sobre a influência da Copa do Mundo de Futebol no valor-notícia do jornalismo esportivo brasileiro. Dito isto, é possível observar que se trata de um evento de grande porte, com um longo histórico, sendo realizado a cada quatro anos e que, por vezes, possui espaços fixos na programação das mídias, em especial naquelas que possuem redações esportivas espalhadas pelo Brasil. Àqueles veículos que não tem um envolvimento direto com o esporte, ou seja, que não focam somente na área esportiva do jornalismo, este evento gera uma grande expectativa mexendo com sentimentos fortes e profundos dos brasileiros, que acabam por influenciar na rotina dos veículos, principalmente no processo de avaliação e nos critérios de noticiabilidade, fazendo com que eles sejam adequados à realidade imposta pela Copa. Portanto, para explicar e contextualizar todo este cenário e discussão, além deste memorial, também foi produzido um produto em formato de áudio: um podcast. Nele são apresentadas as maneiras de se vivenciar o mundial por meio dos olhos de jornalistas que efetivamente trabalharam no evento, como a internet e as redes sociais contribuem com o noticiário da competição e também as mais incríveis histórias de quem já viveu a Copa do Mundo de Futebol. Isto tudo para apresentar a organizar, a forma de noticiar e transmitir as informações para todos os admiradores do evento e da Seleção Brasileira. O produto sobredito está disponível em: https://open.spotify.com/show/7aEqQmFNvipDoGjxyqH0nuThis memorial aims to promote an analysis of the influence of the Football World Cup on the news value of Brazilian sports journalism. That said, it is possible to observe that this is a large event, with a long history, being held every four years and that, sometimes, it has fixed spaces in the media programming, especially in those that have sports newsrooms spread across the Brazil. For those vehicles that do not have a direct involvement with sport, that is, that do not focus only on the sports area of journalism, this event generates great expectations, stirring with strong and deep feelings of Brazilians, which end up influencing the routine of vehicles, mainly in the evaluation process and newsworthiness criteria, making them adequate to the reality imposed by the World Cup. Therefore, to explain and contextualize this entire scenario and discussion, in addition to this memorial, a product was also produced in audio format: a podcast. It presents the ways of experiencing the World Cup through the eyes of journalists who actually worked at the event, how the internet and social networks contribute to the news of the competition and also the most incredible stories of those who have already lived the World Cup in Football. All this to present the organization, the way of reporting and transmitting information to all admirers of the event and the Brazilian National Team. The above product is available at: https://open.spotify.com/show/7aEqQmFNvipDoGjxyqH0nu60ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasiljornalismo esportivocopa do mundo de futebolcopa do Qatartelevisãorádiointernetredes sociaisvalor-notíciaeras culturaisteoria do meiosports journalismsoccer world cupQatar cuptvradiosocial networksnews valuecultural agesmedium theoryCopa do mundo de futebol: a influência do evento no valor-notícia do jornalismo esportivo brasileiro na tv e no digital.Soccer world cup: the influence of event in the news value of journalism brazilian sports on tv and digital.Estudo de Caso