BRANCO, Armando FreireFERREIRA, Andrezza Santos Souza2024-01-112024-01-112023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40273Ao lançar- se na perspectiva da Arquitetura escolar, o arquteto se depara com inúmeras nuances e possibilidades. Muitas vezes o ambiente escolar é associado a um local pouco humanizado, não atrativo, superfícial e excludente. Nesse contexto, O projeto proposto foi concebido visando preencher uma grande lacuna no que se diz respeito ao setor de educação particular em tempo integral nas proximidades da Avenida Tancredo Neves, no bairro do Caminhos das Árvores na cidade de Salvador. A proposta trata de uma escola que atenderá crianças de 2 a 6 anos, em período integral e/ou parcial que contará com jardim de infância, espaços dedicados a atividades extra curriculares, como dança e judô, laboratórios e salas de música, além de espaços de convivência e atividades ao ar livre, criando espaços diferentes que incentivem a curiosidade e o interesse do aluno a buscar conhecimento, e que se diferencie da estrutura escolar padrão usada atualmente no Brasil. A finalidade do estudo é o de proporcionar à edificação áreas funcionais, aconchegantes, inclusivos e agregadores, que promovam uma melhoria no relacionamento social, no processo de desenvolvimento dos alunos e no aumento da qualidade de vida. A integração entre os espaços internos e externos foram trabalhadas visando o melhor aproveitamento da área disónível. Com base nessas informações e juntamente com as escolhas do conceito e partido arquitetônico, que guiaram todo o projeto, foi possível elaborar o objeto de trabalho.76ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArquitetura EscolarEscola ParticularEducação InfantilPedagogia AlternativaESCOLA VIVÊNCIA: A Importância da Arquitetura Escolar Lúdica no Ambiente de Aprendizagem InfantilEstudo de Caso