Luna, Iúri NovaesFrança, Mariana Pereira de2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292012https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10334Num contexto nacional, pode-se afirmar que até o ano de 2015 o governo Federal prevê a consolidação de até 75 mil bolsas de estudo para estudantes universitários brasileiros no exterior.Em um âmbito local, nota-se que a cidade de Florianópolis envia cerca de 900 universitários por ano para desenvolver um intercâmbio de trabalho. A fim de compreender este fenômeno que recebe incentivo do Governo Federal, a presente pesquisa possui como objetivo identificar a percepção de estudantes participantes de um programa de intercâmbio acerca da contribuição da experiência internacional no desenvolvimento de suas carreiras profissionais. A pesquisa caracteriza-se por natureza exploratória e delineamento estudo de caso, pois objetiva detalhar a experiência internacional e identificar quais foram às competências desenvolvidas neste processo. O instrumento de coleta de dados trata-se de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Participaram da pesquisa três acadêmicos do curso de Arquitetura e três do curso de Direito que realizaram um programa de intercâmbio estudantil universitário com duração mínima de seis meses. Para a análise e interpretação dos dados foi realizado análise de conteúdo. Após a análise de dados pode-se perceber que os estudantes entrevistados não planejaram o seu programa de intercâmbio: buscaram o programa com o objetivo de viajar. O estudo tornou-se uma consequência, porém os participantes percebem que esta experiência contribuiu com o desenvolvimento de sua carreira profissional, posi os mesmos afirmam que desenvolveram diferentes competências dentre elas a flexibilidade e a autonomia, assim como a ampliação do seu conhecimento em outro idioma.114 f.pt-BRIntercâmbio estudantilCompetênciaCarreira profissionalDesenvolvimento de carreira e experiência internacional: a percepção de estudantes universitários que participaram de um programa estudantil universitárioMonografia