Zanchin, JaneteGrah, Clara Ceci2017-12-112020-11-292017-12-112020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8713The computer company, X, has been in the market for more than 15 years, always emphasizing the quality and reliability of the products and services offered. However, even today, this small organization doesn’t have a formal control of the activities it plans and implements. The qualitative research, involving bibliographical review and the development of an applied research, intends to identify the viability of the implementation of the Balanced Scorecard (BSC) as a control tool in the company. BSC – created by Kaplan and Norton – it proposes the development of a series of measures of outcome and trend, in order to balance the implementation of the organizational strategy in four perspectives (financial, customer, internal process and learning & growth). All this summarized in a simple and easy-to-read representation: The strategic map. This map, after the development of the work, seems to be the key to the BSC’s contribution to the control of the X company. Its visual character of quick reading and high power of synthesis, together with its unfolding in indicators, targets, and initiatives, is ideal for the monitoring and implementation of activities.A empresa de informática, X, encontra-se há mais de 15 anos no mercado, prezando sempre a qualidade e confiança dos produtos e serviços ofertados. Entretanto, ainda hoje, esta organização de pequeno porte não conta com um controle formal das atividades por ela planejadas e implementadas. A partir de pesquisa quanto à natureza aplicada e quanto aos objetivos, exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, pretende-se identificar a viabilidade da implementação do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de controle na empresa. BSC – criado por Kaplan e Norton – o mesmo propõe o desenvolvimento de uma série de medidas de resultado e tendência, a fim de equilibrar a implementação da estratégia organizacional em quatro perspectivas (financeira, de clientes, de processos internos e de crescimento e aprendizagem). Tudo isso resumido numa representação simples e de fácil leitura: O mapa estratégico. Este mapa, após o desenvolvimento do trabalho, parece ser a chave da contribuição do BSC para o controle da empresa X. Seu caráter visual de rápida leitura e alto poder de síntese, juntamente com seu desdobramento em indicadores, alvos e iniciativas, se mostra ideal para o monitoramento e implementação das atividades.64 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilBalanced scorecardMapa estratégicoControleO BSC como ferramenta de controle para pequenas empresas: pesquisa aplicada numa empresa de informáticaRelatório de Estágio