Toledo, Marcos de Oliveira GonçalvesReis, Daniel Fonseca dosFerreira, Luan de Oliveira Alves2023-01-252023-01-252022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31921A temática da pesquisa envolve a compreensão do crescimento do mercado virtual e sua consequência para o consumidor frente às vulnerabilidades as quais pode ser exposto. Sendo assim, o presente estudo objetivou realizar uma pesquisa teórica em que aborda os aspectos gerais da vulnerabilidade do consumidor acerca de duas interações: o efeito das propagandas falsas e/ou incompletas com o marketing direcionado à predileção e gostos individuais e a exposição de dados pessoais. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa, com a intenção de conhecer os estudos já realizados sobre esta temática. As principais discussões elencadas na revisão de artigos foram: a mudança no perfil da relação consumerista; a intensificação do mercado virtual; a intensificação de vendas nos comércios eletrônicos; a hiperconfiança do consumidor ao fornecedor; a microtargeting (microssegmentação) direcionando o mercado às predileções dos indivíduos; o aumento das notícias falsas e desinformativas, também denominadas de fake news; a adaptação do fornecedor ao novo mercado; a vulnerabilidade do consumidor, diante da exposição e da intensa utilização de dados pessoais e, por fim, a criação de nichos de consumo.13 f.ptAtribuição 3.0 BrasilConsumidorVulnerabilidadeMercado digitalA intensificação do mercado virtual e a vulnerabilidade do consumidor frente à exposição de dados pessoaisArtigo Científico