Santos, Igor Sampaio PinhoAlmeida, Yanka Emanuelle dos Santos2022-06-142022-06-142022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22397O atual cenário pandêmico mundial do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) teve seu inicio em março de 2020 e perdura até os dias atuais. Por tamanha gravidade e seus altos índices de letalidade, atitudes governamentais tiveram que ser tomadas em todo o mundo, no intuito de minimizar os impactos de contaminação, colocando as pessoas em estado de isolamento social. Tais atitudes refletiram diretamente na vida dessas pessoas, ainda mais quando se trata da alimentação, do sedentarismo e como reflexos disso, tem-se a obesidade. A pesquisa teve natureza bibliográfica e tem como objetivo evidenciar as contribuições do professor de Educação Física na Educação escolar, tendo em vista que é o profissional gabaritado para propor medidas de minimizar os impactos da obesidade de crianças, considerando os impactos da pandemia por Covid-19 na saúde e na qualidade de vida dos educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Com isso, o estudo está voltado para a participação do professor de Educação Física e da comunidade escolar, no intuito de propor medidas que ajudem a diminuir os impactos da obesidade em escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, a investigação parte da premissa de promover nas crianças, através do professor, pais e toda a comunidade escolar, a consciência da importância de se praticar atividades físicas de forma permanente e na adesão de estilo de vida saudável, com vistas à saúde e qualidade de vida.44ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilCovid-19Educação Física escolarObesidadeObesidade infantilPnademiaContribuições da educação física para minimizar os impactos da obesidade em escolares das séries iniciais do ensino fundamental durante a pandemia por Covid-19Monografia