Ayres, Nilce MirandaSales, Emerson2020-07-072020-11-292020-07-072020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9015O estudo de caso que se segue visa questionar e apresentar as tecnologias assistivas utilizadas por pessoas com deficiência física sob seus diversos aspectos, e possíveis melhorias que podem ser evidenciadas, com o intuito de uma facilitação no processo educacional dessa modalidade que é a educação especial, visando que, a tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida Independente e Inclusão sendo reconhecida como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando facilitar o acesso a meios antes inacessíveis e através deste estudo de caso irá ser estudado o emprego das tecnologias assistivas nas metodologias ativas que possuem como objetivo promover uma concepção mais reflexiva e crítica em que as habilidades e competências estarão sendo desenvolvidas para que este encontremos soluções adequadas para os problemas vivenciados na educação. Mas também uma reflexão sobre as práticas em sala de aula e uma reformulação dos métodos utilizados para atender as especificidades dos alunos acompanhando as mudanças sócio-políticas, financeiras e tecnológicas na sociedade moderna.34 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTecnologia da informaçãoAcessibilidadeTecnologias assistivasTecnologia assistiva na educaçãoAssistive technology in educationEstudo de Caso