WAGNER, FláviaBERNER, Ligiane2023-12-062023-12-062023-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37464A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa “Educação, História e Política”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Sul de Santa Catarina. Partimos do contexto de que a gestão escolar pode apresentar importantes elementos, de natureza pedagógico-curricular, para colaborar com uma prática pedagógica, a partir de uma concepção crítica de educação, que culmine com a educação integral do aluno (processo de humanização). Estabelecemos como problema de pesquisa a seguinte indagação: como se materializam as ações de natureza pedagógico-curricular da gestão escolar para contribuir com a prática pedagógica em uma determinada escola pública localizada no município de Palhoça (SC)? Dessa maneira, apontamos como objetivo geral: analisar as ações de natureza pedagógico-curricular da equipe gestora da Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa (EEBIMT) localizada no município de Palhoça (SC). E como objetivos específicos: a) caracterizar a concepção de gestão da equipe que compõe a gestão escolar; b) identificar as ações de natureza pedagógico-curricular da equipe gestora da escola no período de 2022; e c) analisar, no que se refere ao processo formativo integral do aluno, a(s) concepção(ões) pedagógica(s) das ações de natureza pedagógico-curricular da equipe gestora. Os participantes da pesquisa foram cinco indivíduos que compõem a equipe gestora da instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Educação do estado de Santa Catarina, onde a pesquisa foi realizada. O contexto do estudo é a concepção de gestão democrática, instituída pela legislação atual a partir da Constituição Federal de 1988. Recorremos a pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, no que se refere a condição ontológica e da teoria histórico-crítica, como concepção de educação. No que compete à natureza das fontes, utilizamos, predominantemente, a pesquisa documental e a pesquisa de campo (de cunho explicativa), com desdobramentos de um estudo de caso. Como procedimentos operacionais, realizamos a aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada. Dessa forma, analisamos as ações de natureza pedagógico-curricular da gestão escolar como contributo para a prática pedagógica à luz da pedagogia histórico-crítica (PHC). Partimos do referencial teórico acerca da especificidade da educação escolar e dos elementos da gestão escolar na perspectiva crítica, confrontando com a materialização das políticas públicas e com os documentos que regem o sistema educativo no âmbito estadual, a fim de compreender as ações dos sujeitos envolvidos na gestão escolar. O estudo nos revela que as políticas neoliberais atingem a classe trabalhadora também no âmbito dessas instituições com a imposição de um currículo elaborado na esfera governamental, fundamentado no pragmatismo, de caráter ideológico que busca atender aos interesses da sociedade capitalista, secundarizando a atividade-fim da educação, à qual defendemos ser uma formação humanizadora. Constatamos, nesse sentido, que: as políticas educacionais no Estado de Santa Catarina compactuam com um processo formativo em proveito do desenvolvimento da concepção de mundo no âmbito conservador; e, ainda, que a lógica da administração empresarial afasta a possibilidade de uma gestão de fato participativa. No entanto, o posicionamento da equipe gestora da escola está relacionado com a perspectiva da PHC quanto à especificidade da educação escolar e à função da escola em priorizar os conhecimentos sistematizados para a formação dos indivíduos.130ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilprática pedagógicagestão escolarações pedagógico-curricularespedagogia histórico-críticaGestão escolar e prática pedagógica: distanciamentos recorrentesSchool management and pedagogical practice: recurring distancesDissertação