SOUSA, Léia Cardoso deSOUZA, Arianne Santos Medeiros2024-07-022024-07-022024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44063Os biomédicos podem desempenhar um papel crucial no ambiente escolar, atuando tanto na promoção da saúde quanto no ensino investigativo. São capacitados para atuar nos programas de educação em saúde, liderando iniciativas como campanhas de vacinação, higiene e nutrição, que incentivam hábitos saudáveis entre os estudantes. Além disso, podem ser incentivadores dos métodos científicos no ensino, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico dos estudantes através de projetos de pesquisa e atividades práticas. Colaboram com professores, com a comunidade escolar e outros profissionais da saúde para criar um ambiente educativo saudável e dinâmico. Este artigo tem por objetivo investigar a potencialidade do profissional biomédico no âmbito da educação básica, sendo um profissional altamente capaz de promover a saúde e o ensino experimental e investigativo no ambiente escolar. A análise da temática foi embasada em artigos indexados nas plataformas SciELO e Google Acadêmico, trazendo neste artigo uma revisão bibliográfica sobre a relevância acerca do biomédico enquanto profissional da saúde no âmbito escolar, na promoção da saúde e do ensino investigativo.20ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilprofissional biomédicopromoção da saúde na escolaensino investigativobiomédico na escolaO profissional biomédico e a escola: a relevância do biomédico enquanto profissional da saúde no âmbito escolar na promoção da saúde e do ensino investigativoThe biomedical professional and the school: the relevance of the biomedical professional as a health professional in the school environment in promoting health and investigative teachingArtigo Científico