Tavares, Angelo DamigoArana, Rodrigo2021-06-252021-06-252021-06-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557Este trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional.32 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilHabilidades não-técnicasComportamento humanoParametrizaçãoTreinamentoHorizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simuladorMonografia