Carvalho, Fábio Luiz OliveiraSantos, Mônica de Souza2021-07-092021-07-092021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14152RESUMO As atividades nas aulas de Educação Física levam o educando a momentos e oportunidades de aprendizagens únicas que nenhuma outra disciplina consegue passar. Oportunidades essas de se expressar não somente por meio da fala mais também de forma corporal, pois a Educação Física é totalmente corpo. Diante disso, é relevante tratar desse assunto para o desenvolvimento da criança nas aulas, uma vez que é necessário e fundamental que elas aconteçam. As atividades são como um passaporte para a inclusão e interação dos alunos na educação básica, pois podem proporcionar benefícios indispensáveis para a construção e desenvolvimento do ser humano, como o biopsicossocial, por meio da vivência de atividades com ações que priorizem práticas físicas, mentais e sociais no processo de ensino-aprendizagem. Nisso, os resultados e discussões apontaram sobre a importância das atividades por meio das aulas de Educação Física, além de discutir e mostrar o quanto a conscientização corporal se faz necessária na aprendizagem dos alunos, e isso deve ser respeitado e refletido aula após aula. Para isso, essa pesquisa foi desenvolvida para destacar a importância da Educação Física escolar e a conscientização corporal do educando, tendo como base os documentos norteadores da BNCC, as DCNs, a LDB e materiais científicos, como livros, revistas e artigos.ABSTRACT The activities in Physical Education classes take the student to unique moments and learning opportunities that no other subject can pass. These opportunities to express themselves not only through speech but also in a bodily form, as Physical Education is totally body. Given this, it is relevant to address this issue for the development of the child in classes, since it is necessary and fundamenta l that they happen. The activities are like a passport for the students’ inclusion and interaction in basic education, as they can provide essential benefits for the human being construction and development, such as the biopsychosocial, through the experie nce of activities with actions that prioritize physical, mental and social practice in the teachinglearning process. In this, the results and discussions pointed out the importance of activities through Physical Education classes, in addition to discussin g and showing how much body awareness is necessary in the students' learning, and this must be respected and reflected class after class. To this end, this research was developed to highlight the importance of school Physical Education and the student’s co rporal awareness based on the BNCC's guiding documents, the DCNs, the LDB and scientific materials, such as books, magazines and articles.57 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEducação físicaAtividade físicaConscientização corporalEducação básica.Educação física escolar: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educandoMonografia