Reginaldo da Rosa, FranciscoGeraldo Maia, LeonardoHenrique Soares, CarlosFilipe Dias De Paula, GabrielVaz Avelino Oliveira, GabrielOliveira Santos, JhosephWellington Gonçalves dos Santos, MicaelGonçalves Alencar, Vitor2023-06-292023-06-292023-06-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34273Desde a antiguidade uma das formas de poluição que tem crescido bastante foi a do ar que nada mais é do que gases poluentes e tóxicos que podem ser prejudiciais à saúde humana e um dos agentes mais poluidores que o afetam são os veículos automotores. Em meio a vários tipos de poluição surgiram órgãos visando amenizá-los. Através da resolução CONAMA 418/2009 são estabelecidos critérios para controle de poluição veicular, ou seja, limites através de parâmetros tabelados para os quais para cada ano e categoria de veículo tem-se uma determinada tolerância. O objetivo geral do trabalho é analisar a emissão de gases em veículos automotores que apresentam ciclo Otto. O presente trabalho foi motivado através de estudos na área de inspeção de segurança veicular na qual também são realizados testes de análise de emissão de gases. Como ainda há mais de um bilhão de veículos circulando no mundo, destes 65 milhões no Brasil, sendo grande parte desses movidos à combustão interna, diante desse cenário, os órgãos que fiscalizam a poluição do ar tendem a continuar trabalhando por um longo período.26 f.ptAtribuição-NãoComercial 3.0 BrasilCiclos TermodinâmicosCiclo OttoEmissão de GasesVeículos AutomotoresAnálise de Emissão de Gases em Veículos que apresentam Motores de Combustão Interna/Ciclo Otto.Artigo Científico