SIMÕES, Nara De FreitasOLIVEIRA, Lorena De Freitas. RIBEIRO. Mariana De Souza.2024-07-292024-07-292023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45358A brinquedoteca é um espaço especialmente dedicado ao brincar e ao desenvolvimento infantil. É um ambiente projetado para oferecer às crianças uma variedade de brinquedos, jogos e materiais educativos que estimulam a criatividade, a imaginação, a socialização e o aprendizado, podendo ser um projeto extensionista valioso em escolas de educação infantil do campo. Assim, estudantes de Pedagogia do Centro Universitário UNA concretizaram, como resultado de um Projeto Extensionista, a implementação de uma brinquedoteca em uma escola municipal de Educação Infantil do campo. Tendo em vista que o desenvolvimento social e a atuação em comunidade são parte dos objetivos da ação universitária, este Trabalho de Conclusão de Curso dedica-se a compreender a importância da realização de projetos de extensão universitária voltados para esta realidade educacional, bem como a importância de uma brinquedoteca como instrumento pedagógico. A pesquisa envolveu uma revisão teórica abrangente e coleta de dados em campo por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacaram a influência positiva da brinquedoteca na promoção de um ensino e aprendizado abrangente na educação infantil rural.31ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilBrinquedotecaEducação InfantilEscola do CampoA brinquedoteca como projeto extensionista em uma escola de educação infantil do campoThe toy library as an extension project in a rural early childhood education schoolEstudo de Caso