AMBRÓSIO, Natália Fontes AlvesCAMPOS, Erick Thales BedineQUEIROZ, Lucas Ângelo Malaquias de2024-03-222024-03-222023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41869O objetivo do estudo consiste em investigar a capacidade cardiorrespiratória através do VO2máx em estudantes do curso de Educação Física. Participaram deste estudo, 31 estudantes de diferentes períodos do curso de Educação Física, sendo 22 do sexo masculino e 9 do feminino de um Centro Universitário localizado na região Norte de Belo Horizonte. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado como parâmetro o teste de Cooper, um teste de corrida em campo, aplicado para medir o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo), que é um indicador importante de capacidade cardiorrespiratória. Os participantes submetidos ao teste de Cooper em condições padronizadas, foram orientados a correr o máximo possível em um espaço demarcado e com tempo determinado, enquanto a frequência cardíaca foi monitorada. Com base nos resultados levantados, observou-se que a maioria dos acadêmicos avaliados apresentou aptidão aeróbia classificada como razoável. Além disso, os valores do Vo2 máximo dos ingressantes, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino se diferem dos concluintes, os alunos em períodos mais avançados apresentarem diferenças no VO2max, assim como, na frequência cardíaca.25ptAttribution 3.0 Brazilcapacidade cardiorrespiratóriavo2 máximoteste de coopereducação físicaAnálise do vo2 máximo em estudantes de diferentes períodos do curso de educação física: um estudo experimental sobre diferenças na capacidade cardiorrespiratóriaAnalysis of vo2 maximum in students from different periods of the physical education course: an experimental study on differences in cardiorespiratory capacityArtigo Científico