Moura, Magno Luiz Coelho deDuarte, Júlia Carolina2022-12-182022-12-182022-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29904O pós vendas é essencial para o relacionamento entre o consumidor e a marca. O relacionamento com o cliente é o ponto mais importante nas empresas. Quem pensa que a venda termina na entrega do produto está perdendo oportunidades, a venda começa verdadeiramente após a venda. Vender é fazer com que o cliente compre novamente. Vender é fidelizar o cliente e fazer com que esta compra repetida seja feita a através do pós vendas, este é o objetivo maior das empresas. Após ser feito a venda se a empresa não tiver um pós vendas eficiente, no próximo mês/dia terá cotação de um novo cliente e será feito uma nova venda, sendo assim, a empresa não terá conseguido fidelizar o cliente. Quando você trabalha bem o pós vendas, a possibilidade deste cliente fazer uma nova cotação ou compra é muito maior. Embora é extremamente importante ter clientes fiéis e leais, observamos que muitas empresas investem em estratégias de captação de novos clientes. Nos tempos difíceis cada venda é uma vitória, com isso, é necessário pensarmos em uma estratégia para oferecer uma boa experiência, garantindo a satisfação e sucesso do cliente. A busca por clientes novos continua, mas é necessário criar a prática de fidelização, ocasionando um grande diferencial para a empresa e aos concorrentes. Quando a empresa possui um bom relacionamento com cliente e proporciona uma boa experiencia, entende-se que a melhor opção é comprar da sua marca e posteriormente indicar a novos clientes, garantindo a renovação do ciclo de vendas.19 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilVendasPós vendasClienteFidelizaçãoEstratégiaPercepções da importância do pós vendas eficaz para fidelização dos clientes nas empresasArtigo Científico