Preve, GercinoPreve, Gustavo Martins2018-12-112020-11-262018-12-112020-11-262018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4394O trabalho apresentado aborda estudos relacionados a obra de construção da Rodovia Ivane Fretta Moreira, no contorno viário do Município de Tubarão/SC. A rodovia foi implantada em uma região de banhado, identificada por solos hidromórficos, ou seja, solos extremamente saturados, sendo assim, caracterizados como solos moles. Portanto, foi abordado um estudo de comportamento desse tipo de solo, através de investigação de parâmetros geotécnicos, como a compressibilidade. Para a execução de uma rodovia sobre essas particularidades, muitas dificuldades são encontradas, como a estabilização do aterro sobre os solos moles. Para essa finalidade, muitas soluções geotécnicas são investigadas, sendo adotadas para a obra: construção de bermas de equilíbrio nas laterais, manta geotêxtil sob colchão drenante na camada inferior do aterro, o qual é construído em etapas sobre reforço de geogrelhas, além de sobrecarga temporária de aterro juntamente com utilização de geodrenos verticais, visando acelerar o recalque previsto nessas condições dispostas no local de implantação. O estudo comparativo entre essas soluções e também da eficácia e viabilidade do conjunto implantado na obra é apresentado no trabalho. A discussão sobre outras alternativas construtivas para o caso, são também apresentadas. Substituição de parte da camada de solos moles e uma construção de viaduto sobre o trecho, são exemplos de outras hipóteses que foram estudadas e comparadas técnica e economicamente para implantação.110 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSolos molesEstabilizaçãoGeotécnicasRecalqueEstudo comparativo de soluções construtivas sobre solos moles: obra da Rodovia Ivane Fretta Moreira (contorno de Tubarão)Estudo de Caso