Medeiros, BrígidaMoreira, Júlia2021-12-162021-12-162021-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19564Na cidade de Pouso Alegre – MG, região de estudo, em 2017, a Secretaria Municipal e Superintendência Regional da cidade emitiram uma nota informando a população sobre a transposição da responsabilidade do ensino médio nas escolas municipais, nessa nota, o ensino médio da cidade de Pouso Alegre passou a ser de responsabilidade do estado. Com isso a demanda de escolas estaduais aumentaram. Portanto a objetivo é construir uma escola estadual de ensino médio, para suprir a necessidade da população, porém usar de recursos sustentáveis e tecnológicos para construir uma escola nível certificação LEED. A metodologia de certificação LEED consiste basicamente em 9 categorias, que são estabelecidas e recomendadas por sistemas de avaliações e certificações no mundo. As construções são pontuadas de maneira que são realizadas as estratégicas sustentáveis na obra. Quanto mais ponto obtido, melhor classificação, que pode variar entre Prata, Ouro e Platina. Além da certificação, a LEED SCHOOL ressalta os grandes benefícios que os usuários do espaço, no caso os estudantes e os investidores, no caso a prefeitura de Pouso Alegre teriam se essa obra fosse construída. Esses benefícios são divididos em ambientais, econômicos e sociais. Portanto o conceito é humanizar a escola, seguindo padrões e critérios da LEED SCHOOL, para melhor conforto térmico, lumínico, ambiental e tecnológico. Promovendo bem estar aos usuários.50 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilArquitetura escolarSustentabilidadeAcessibilidadeInclusão socialEscola sustentável planejada com acessibilidadeSustainable school planned with accessibilityMonografia