FREITAS, Rodrigo Rodrigues deKOCH, Lucas De Luca2024-01-092024-01-092023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40103Este estudo consiste em uma revisão integrativa da literatura sobre a aplicação da gamificação em experiências de aprendizado. A seleção dos 37 artigos analisados originou-se de uma busca inicial que incluiu 140 trabalhos em português, inglês e espanhol, utilizando palavras-chave como 'Gamificação', 'Educação', 'Aprendizado', 'Gamification', 'Education' e 'Learning', com os operadores booleanos "AND" e "OR" na plataforma Scientific Electronic Library Online (Scielo). Os artigos selecionados demonstraram efetiva aplicação da gamificação no processo de aprendizagem. Para a organização, análise e síntese do conteúdo, foram utilizados os softwares Microsoft Excel e Obsidian. A sistematização dos trabalhos considerou critérios como ano de publicação, área de conhecimento aplicada, nível da instituição de ensino e utilização de ambientes físicos ou virtuais. A análise realizada inclui uma discussão sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento da gamificação, especialmente aplicada no ensino de diferentes línguas, ressaltando o potencial de engajamento proporcionado por essa metodologia. Os resultados também revelam o perfil de motivação e empenho dos profissionais em compreender e utilizar a gamificação para aprimorar o ambiente de aprendizagem, comumente utilizando ferramentas como feedback, narrativa, pontos e desafios. Essa ferramenta fica limitada apenas pela criatividade dos profissionais envolvidos, favorecendo, assim, um aprendizado dinâmico e atraente para os estudantes.44ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaprendizadoeducaçãorevisão integrativametodologiaExplorando a gamificação o como ferramenta para aprendizagem: uma revisão integrativa da literaturaExploring gamification as a learning tool: an integrative literature reviewExplorando la gamificación como herramienta para el aprendizaje: una revisión integrativa de la literaturaArtigo Científico