Souza Filho, Humberto Laranjeira deSilva, ÁdrianAmorim, Taysa Luzia Lopes2022-12-072022-12-072022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27437O Afundamento de Trilhas de Roda (ATR) é de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) um dos defeitos presentes nos pavimentos. Com isso, o presente trabalho propôs avaliar a evolução do ATR para um horizonte de dez anos em um pavimento localizado no município de Bom Jesus da Lapa – BA para verificar o seu comportamento quanto à deformação permanente. Esta análise foi feita por meio do software MeDiNa, que utiliza um método de análise mecanístico-empírico de dimensionamento de pavimentos asfálticos, e os dados a respeito deste foram retirados de uma planilha orçamentária para melhor caracterização de suas camadas, além de realizar uma variação destas para escolher qual combinação apresentaria melhores valores. Realizou-se doze análises distintas, na qual descartou-se duas destas e a que obteve melhor desempenho foi a que apresentou um ATR igual a 5,8 mm. Estas puderam ser melhor avaliadas pelos gráficos gerados, e notou-se que as variações que apresentaram melhores resultados possuíam a camada de subleito composta por solo siltoso NS’ e com menor espessura nas camadas de base e sub-base. O MeDiNa vem se destacando para o dimensionamento das estruturas de pavimentos pela sua precisão comparando-se com outros métodos, além de já vir configurado com dados de ensaios feitos pelo próprio DNIT facilitando em casos de falta de algum parâmetro.41 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAfundamento de Trilha de Roda (ATR)MeDiNADNITAnálise de evolução ao longo do tempo do afundamento de trilha de roda de uma rodovia na cidade de Bom Jesus da Lapa-Ba por meio do software medina.Artigo Científico