CARRARO JUNIOR, HamiltonGONÇALVES, Viviane Conceição2024-01-172024-01-172023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40776O presente trabalho apresenta a base conceitual desenvolvida para a criação de uma proposta preliminar de projeto arquitetônico para um centro educacional infantil público, destinado a crianças de três a cinco anos de idade, com base nos princípios da metodologia Montessoriana de ensino. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, como protagonismo, autonomia, autoeducação, responsabilidade, liberdade e movimento. Para atingir essa meta, foram realizadas pesquisas sobre a demanda por vagas em creches no distrito de Cidade Dutra, em São Paulo, levando em consideração aspectos relevantes do entorno, como o número de instituições infantis na região, o contexto socioeconômico, as leis locais e as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. O lote escolhido para o projeto está localizado no bairro Jardim Kika, onde serão desenvolvidas diretrizes e uma proposta preliminar para o centro educacional.52ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação infantilAutonomiaMétodo montessoriCentro de educação infantil para crianças de três a cinco anosChildhood education center for children three to five years oldMonografia