Guerra, José Baltazar Salgueirinho Osório de AndradeSilva, Camilla Gomes2021-09-132021-09-132021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17463No mundo globalizado e pandêmico, as universidades que visam o desenvolvimento sustentável possuem o complexo papel de incluir a diversidade e garantir educação de qualidade e equitativa a todos, através do ensino, pesquisa, extensão e cooperação. Essas instituições de ensino superior, em tríplice aliança com entidades governamentais e privadas pode garantir o acesso e permanência dos mais variados grupos à ciência. Neste sentido, esta dissertação expõe as ciências ambientais no pilar social, as relações do ser humano com a natureza, e as instituições de ensino superior como atores chaves na missão de mitigar impactos, como a redução da disparidade de gênero, sexo, raça, discriminação social e minorias subrepresentadas, como lgbtqia+, mulheres e refugiados. Para isso são apresentados seis capítulos com artigos científicos envolvendo análises qualitativas e estudos de casos para compor o desenvolvimento do estudo. Estima-se que os resultados exibidos se tornem guias estratégicos de aplicabilidade de indicadores e ações nas instituições sociais.164 f.enAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDiversidadeInclusãoEquidadeDesenvolvimento SustentávelUniversidadesDIVERSIDADE, EQUIDADE E SUSTENTABILIDADE: O Papel das Universidades na Promoção do Quarto, Quinto e Décimo Objetivo de Desenvolvimento SustentávelDIVERSITY, EQUITY AND SUSTAINABILITY: The Role of Universities in Promoting the Fourth, Fifth and Tenth Sustainable Development GoalsDissertação