MARTINS, Igor ColadoBITTENCOURT, Nelson Caetano MarinhoMENEGATTI, Leonardo Della Torre2024-04-262024-04-262023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42116A Motocicleta é um dos meios de transporte mais populares entre os brasileiros, estima-se que representam cerca de 27% do total de veículos em circulação no país. Para manter essa frota funcionando, a manutenção de seus componentes mecânicos é indispensável. Este estudo discorre sobre o sistema de arrefecimento de motores de motocicleta, com foco no motor revolution da Harley-Davidson V-rod modelo 2007 e propõe alterações no material do cárter de óleo do motor e também a adição de aletas para aumentar a taxa de dissipação de calor no mesmo. Para coletar dados no cárter original utilizamos o microcomputador arduíno. Com os dados coletados, foi possível simular as alterações propostas utilizando o sistema CAD SolidEdge 2022 e comparar as simulações com os dados reais. A estimativa de aumento na taxa de dissipação de calor após alterar o material de fabricação do cárter para Alumínio 7075 foi de 5%. Ao adicionar as aletas no formato proposto, a transferência de calor por condução aumentou 101% (em combinação com a alteração do material). Isso significa que teremos uma melhor transferência do calor do óleo para o cárter, e por consequência aumentando a vida útil do motor, pois a viscosidade do óleo e consequentemente a sua eficácia em evitar o desgaste prematuro das peças móveis está diretamente ligado à sua temperatura.58ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEstudo TérmicoCárter de ÓleoMotor RevolutionHarley DavidsonEstudo térmico do Carter de óleo do motor Revolution Harley DavidsonThermal study of the Revolution Harley Davidson engine oil panArtigo Científico