DIAS, Ricardo NicolauMICHELI, Camila Assis Neuwald Silva2024-06-192024-06-192024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42829O surgimento dos edifícios comerciais marca um importante marco na história da arquitetura e da sociedade como um todo. As galerias comerciais são um empreendimento empolgante que visa proporcionar uma experiência projetual única. Essas estruturas desempenharam um papel crucial no desenvolvimento econômico e social, proporcionando espaços dedicados ao comércio e ao intercâmbio de bens e serviços. Os primeiros indícios de edifícios comerciais remontam as civilizações antigas, como os sumérios, babilônios e egípcios, que desenvolveram mercados e praças públicas onde as pessoas podiam comprar, vender e trocar mercadorias. As galerias comerciais, a princípio, surgira como espaços para criar novas áreas de venda ao público, livres de veículos automotores, permitindo uma ampla visão das vitrines pelos transeuntes. As estratégias projetuais empregadas em edifícios comerciais evoluíram significativamente ao longo das épocas, refletindo não apenas os avanços na arquitetura, mas também as mudanças nas necessidades, tecnologias e preferências das sociedades. No Brasil, houve uma influência significativa do modelo europeu de comércio, mas o crescimento do setor terciário brasileiro só se assemelhou a esse modelo no início do século XX e, posteriormente, ao modelo americano. Atualmente, as galerias comerciais continuam a evoluir. Elas se adaptaram às mudanças no comportamento do consumidor e à ascensão do comércio online. Muitas galerias agora oferecem uma variedade de lojas, restaurantes, cafés e entretenimento para atrair clientes.81ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilgaleria comercialarquiteturaedifícios comerciaisProjeto para uma galeria comercial na cidade de Jataí - GOMonografia