Yared, YalinBristot, Beatriz2022-12-082022-12-082022-11-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27642Recentemente, expandiu-se uma falta de senso crítico referente à predisposição em aceitar ideias sem pensar criticamente ou importar com a origem e veracidade dessas informações. No cenário de pandemia de COVID-19 houve aumento global de “fake news”, negacionismos e fortalecimento da pseudociência. Sendo seus principais disseminadores, especificamente no Brasil, lideranças políticas e religiosas. Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão integrativa que sucede uma sequência de seis etapas: 1) identificar o problema e definir a questão da pesquisa; 2) realizar a busca dos estudos e estabelecer critérios de inclusão/exclusão; 3) selecionar textos com base no título, palavras-chave e resumos; 4) categorizar e formular o acervo e a matriz de síntese; 5) analisar e interpretar os dados; 6) apresentação da revisão. Objetivou mapear e analisar produções científicas sobre negacionismo e pseudociência em oito bases de dados. Percebeu-se a partir desta análise que 70,8% dos produtos foram publicados nos últimos quatro anos, indo ao encontro do aumento de violência ligadas a ações nazistas e antissemitas. A maioria das produções são da área de Educação e têm sua centralidade nas regiões Sul e Sudeste, com a maioria dos manuscritos utilizando como indexador a palavra-chave “negacionismo”.28 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação científicaPseudociênciaNegacionismoRevisão integrativaPseudociência e negacionismo: contribuições de uma revisão integrativa em momento de crisesPseudoscience and negationism: contributions of an integrative review at a time of crisisArtigo Científico