Bittencourt, MylaBorba, GustavoCunha, JulioBarboza, André2022-07-062022-07-062022-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24313A presente pesquisa teve como objetivo fazer um relato de observação da interação social dos deficientes intelectuais nas aulas de basquete do projeto “todos no esporte”, com idade de treze a dezenove anos. Para concretizar esse projeto foi criado um plano de aula com atividades aperfeiçoadas de forma lúdica , cooperativa e comunicativa voltadas ao equilíbrio, corrida, caminhada, flexibilidade, atividades de arremesso a cesta, atividades de agilidade e jogo completo de basquete em grupo. Enquanto o plano de aula era executado, contemplamos a timidez e insegurança dos jovens devido à falta de prática desportiva e má interação social na realização das aulas, entretanto, conforme os avanços das aulas, as orientações e incentivo do instrutor, notamos a redução do constrangimento e o aumento da determinação nas práticas de Basquete. Dessa maneira, concluímos que o basquete atua na melhora das relações sociais.32ptAtribuição 3.0 BrasilBasqueteInteração socialAtividadesRelato de observação da interação social dos deficientes intelectuais nas aulas de basquete do projeto “todos no esporte”Estudo de Caso