ROTH, CarolineDELICOLI, Natália2021-07-072021-07-072021-06-23https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14064O trabalho que se apresenta objetivou, através de embasamento teórico e prático, compreender a arquitetura aplicada a ambientes de ensino, mais especificamente em bibliotecas, tendo enfoque o novo conceito de Biblioteca Parque, para um futuro desenvolvimento de um projeto arquitetônico dessa tipologia no município de Curitiba. Uma tipologia emergente que compreende a oferta de variados serviços, com acesso democrático à cultura, agregado a espaços externos de convivência e integração comunitária, onde há uma valorização dos indivíduos, se tornando um dispositivo de transformação social. Através da análise e comparação de estudos de caso múltiplos, a metodologia exploratória proporcionou o entendimento de exemplos concretos em relação aos aspectos relevantes de cada caso. Além do referencial teórico, que contemplou o histórico, o novo conceito de biblioteca, normas técnicas e estratégias de conforto ambiental, foram elencadas as principais diretrizes arquitetônicas, através da análise do terreno, programa de necessidades e fluxograma, a fim de nortear futuras decisões projetuais. Assim sendo, a pesquisa teve como finalidade compreender conceitos essenciais para a composição de uma Biblioteca Parque confortável, convidativa e que atenda às necessidades da comunidade, destacando a importância da arquitetura na dinâmica dos espaços, assim como no estudo, concentração e produtividade nas atividades desenvolvidas, possibilitando a obtenção de benefícios aos frequentadores nos aspectos físicos, psíquicos, sociais e intelectuais.76ptAtribuição-NãoComercial 3.0 BrasilArquitetura de bibliotecasBiblioteca parqueEquipamento público culturalTransformação socialBiblioteca parque: a arquitetura como dispositivo de transformação culturalMonografia