Goulart, Mariléia MendesPereira, Jaquelyne Luiz2022-12-222022-12-222022-12-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/30558Este artigo apresenta um estudo sobre o uso das diversas linguagens no processo educativo das crianças. A questão problema: Como o uso das linguagens poderá potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem nos anos iniciais? Para responder a questão como objetivo geral definimos: compreender como o uso das linguagens poderá potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem nos anos iniciais. E como objetivos específicos: Identificar quais atividades são mais significativas para as crianças na escola. Investigar como as professoras escolhem as linguagens para serem utilizadas. Verificar quais linguagens são mais utilizadas na escola nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se configurou num estudo de caso, com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Ocorreu numa escola da rede privada do município de Imbituba e amostra foram 4 professoras do Ensino Fundamental e um grupo de crianças do segundo ano. A coleta de dados foi feita por um questionário, por meio de um forms, registro de documentação pedagógica, e entrevista, registro escrito e desenho, sobre as experiências das crianças na escola. Os dados permitiram perceber que o trabalho docente focado em propiciar as crianças o uso das múltiplas linguagens no seu cotidiano resultou em um aprendizado fundamentado, manifestado pelas crianças da escola.28 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAprendizagemLinguagensEnsinoA importância do uso das linguagens para o processo de desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciaishe importance of the use of languages for the process of development and learning in the early yearsArtigo Científico