Schlickmann, Maria Sirlene PereiraCardoso, Sthefany Tayane da Silva Barbosa2018-07-102020-11-292018-07-102020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10012Esta pesquisa tem como foco apresentar o resultado da investigação de metodologias que subsidiam a prática docente no ciclo alfabetizador de uma escola do município de Tubarão (SC). Trata-se de um estudo de caso com o segundo ano do ciclo alfabetizador, com um grupo de 18 alunos. A coleta dos dados empíricos ocorreu a partir de observações, registro em diário de campo, registro fotográfico e questionário com a professora. Ao todo foram vinte horas de contato com a turma. O processo de análise e reflexão sobre os resultados da pesquisa ocorre principalmente por meio dos conceitos de alfabetização e letramento, a partir de recortes de momentos relevantes referentes à prática pedagógica na turma investigada, no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura, escrita e alfabetização matemática na classe de alfabetização pesquisada. Os resultados apontam que, para um ensino de qualidade no ciclo alfabetizador, que respeite o conhecimento dos sujeitos da aprendizagem de modo que possam se apropriar dos conhecimentos, é necessário fazer uso de metodologias que facilitem a aprendizagem no processo de alfabetização. Constatou-se a importância do professor como mediador nas situações de aprendizagem, exercendo a função de orientar, instigar e proporcionar experiências significativas para o aprendizado do aluno.33 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAlfabetizaçãoLetramentoPrática pedagógica no ciclo alfabetizadorAlfabetização e letramento: algumas reflexões acerca desse processo no segundo ano do ciclo alfabetizadorArtigo Científico