Mago, Diane DalOliveira, Samantha Aniceto2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10100Contar histórias para crianças é uma forma de construir conhecimento, um momento precioso para que a criatividade, imaginação, interação e diversas outras aprendizagens sejam despertadas. Neste artigo, busca-se compreender como é fundamentado e planejado o momento da contação de história a partir da prática de uma professora do 1ºano do Ensino Fundamental. Para isso, utilizei como fontes observações das aulas, conversas informais e as respostas de um questionário aplicado com a professora. A metodologia utilizada foi de uma pesquisa empírica, embasada em bibliografias que tratam a respeito da contação de história e literatura infantil. Entre as autoras trabalhadas destacam-se Abramovich (1997), Coelho (1997) e Silveira (2008). Como conclusão, é possível afirmar que a contação de história necessita ter um planejamento prévio, isso facilita e maximiza as possibilidades ligadas a essa atividade, sejam elas de controle da turma ou do estímulo à leitura.16 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilContação de históriasEnsino fundamentalLeituraA contação de histórias no ensino fundamental: fundamentos e planejamentosArtigo Científico