Ana Regina Aguiar Dutra, Ana DraMauro André Fernandes Soares, Mauro2022-12-152022-12-152022-12-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29231A inovação frugal (IF) demonstra um novo cenário empresarial, onde pequenas empresas com recursos limitados desenvolvem inovações para clientes e segmentos mal atendidos em locais de baixa renda.As IFs também criam mercados e contribuem para a sustentabilidade. Até agora, os estudos destacaram vários produtos frugais introduzidos por grandes e pequenas empresas em todo o mundo. Este estudo visa explorar o processo de como os indivíduos no nível de base conceituam, desenvolvem e difundem com sucesso suas IFs para alcançar o sucesso comercial. Analisa os antecedentes, processos e consequências do desenvolvimento e comercialização de IF e explora como evoluem e se difundem nos mercados emergentes. Também busca identificar o que desencadeia e motiva os indivíduos a se envolverem em IF. O estudo aponta a iniciativa que os indivíduos tomam e os desafios que enfrentam, desde a concepção até a comercialização bem-sucedida de suas inovações. Por fim, o presente trabalho aponta uma compreensão geral dos antecedentes, processos e consequências para esses empreendedores e o desenvolvimento de um Framework para juntamente com os estudiosos e as descobertas de este estudo esclarecer para aos profissionais interessados no fenômeno da inovação frugal. Ele aponta questões como o modelo de negócios duplos, unindo processo e produto, a fim de atender clientes de baixa renda e padrões de difusão que os gerentes precisam entender ao moldar suas estratégias de negócios, para mercados emergentes em particular e para o mundo em geral.64ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilInovação Frugal, Desenvolvimento de produtos, SustentabilidadeEstrutura teórica para o desenvolvimento de produtos frugaisMonografia