SANTOS FILHO, João Estevam dosTAMBA JUNIOR, Jeferson Claudio EstevamSILVA, Lauena Pereira SantosCUNHA, Isabelly OliveiraLINHARES, Jackeline Pires2024-02-082024-02-082023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41420O presente artigo propõe uma análise do impacto das novas ferramentas tecnológicas, incluindo o rápido armazenamento e processamento de dados, e o surgimento das plataformas de internet como novos ambientes políticos na vida dos cidadãos, com foco no uso de perfis de dados do eleitorado como orientação estratégica para candidatos nas campanhas eleitorais. Ao longo dos anos, observou-se uma adaptação em relação ao consentimento para o compartilhamento de dados dos cidadãos brasileiros no ciberespaço, acompanhada pelo desenvolvimento da legislação para a proteção dos usuários. A atuação de empresas que oferecem produtos advindos do Big Data é de grande relevância para o direcionamento de conteúdo específico e a disseminação de informações, aspecto amplamente explorado por equipes de campanhas eleitorais durante os períodos eleitorais.38ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilcampanhas eleitoraisbig dataperfis eleitoraismanipulação de dadosA política no Brasil sob a influência do fenômeno do Big Data e das plataformas de internet: desafios e perspectivas de governança cibernética.Artigo Científico