RAMOS, Fernando Guillermo VázquezNUNES, Thiago Colatrelli2022-11-142022-11-142022-09-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26355Flávio Império (1935–1985) foi cenógrafo, arquiteto, artista plástico e professor universitário. Em 1956, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) quando já trilhava os primeiros passos como cenógrafo, figurinista e diretor teatral. Integrante do Grupo Arquitetura Nova, ao lado dos arquitetos Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, iniciou a carreira docente em 1962. A cenografia de Império trouxe para o teatro o viés crítico à situação social que se passava no Brasil com a contribuição original em sua obra, e marcou a transição do estilo decorativo da cenografia brasileira para a cenografia não-ilusionista. Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar a cenografia do arquiteto-cenógrafo em suas obras cênicas, considerando a utilização dos materiais não convencionais, a aplicação de novas tecnologias e demais inovações e criações. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental foram examinados materiais iconográficos, filmes, entrevistas, desenhos, fotos, croquis e projetos, com foco nas obras cênicas realizadas no Teatro Oficina, a fim de identificar traços artísticos e cenográficos recorrentes em suas obras tais como: repetições de materiais, trabalho colaborativo e cenotécnica aparente. A relevância da obra de Flávio Império deixou legado na cenografia brasileira e esse trabalho procura contextualizar sua presença marcante na cena atual, possibilitando o seu estudo para as próximas gerações de cenógrafos.95 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilFlávio ImpérioCenografiaTecnologia TeatralTeatro OficinaFlávio Império e o Canteiro CulturalDissertação