Reis, Claudia de Jesus TietscheBrandão, Luisa Coneglian2017-07-102020-11-292017-07-102020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9688Esse artigo teve como objetivo investigar a influência que o ambiente de jardim de infância Waldorf tem sobre o desenvolvimento motor de crianças de quatro a seis anos nos dias atuais. Estudos recentes apontam que as brincadeiras infantis têm se alterado com o avanço tecnológico e seus meios eletrônicos de interatividade, os quais cada vez mais trazem as crianças para dentro de casa. Ambiente este que disponibiliza formas limitadas de movimentação corporal, afastando-as das ruas e dos espaços naturais. Os eletrônicos, incluindo televisão, computador, videogame e celular, têm um perfil irresistível e extremamente atrativo para as crianças. Trazem toda a informação já pronta e rápida, não permitindo espaço para a imaginação. A pedagogia Waldorf propõe um ambiente voltado ao brincar corporal, com muitos desafios naturais como árvores e brinquedos grandes, trazendo possibilidades para movimentação e experimentação, além de uma conduta pedagógica encorajadora. Essa pesquisa foi realizada com alunos e professores da educação infantil da escola Waldorf Cora Coralina por meio de um trabalho de campo de caráter qualitativo e abordagem exploratória. O projeto desse artigo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNISUL e foi assegurado aos participantes o anonimato e sigilo das suas informações. A participação das crianças foi autorizada através do Termo de Esclarecimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelos pais. Observou-se vinte crianças, com foco em seus movimentos corporais, bem como as estruturas que são acessíveis a elas. Aplicou-se entrevista semiestruturada com duas professoras, a fim de apreender a visão e condução pedagógica de uma escola Waldorf acerca da temática. Por meio da análise de conteúdo, os dados coletados e discutidos evidenciaram a liberdade de experimentação, o encorajamento dos professores, o ambiente rico em desafios e o respeito ao ritmo pessoal. Ressaltou-se que o espaço estudado, assim como a conduta pedagógica Waldorf, ao possibilitar às crianças conhecerem e superarem seus limites dentro de seu tempo, exercem papéis fundamentais para um salutar desenvolvimento motor na contemporaneidade.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPedagogia WaldorfAmbienteDesenvolvimento motorCriançasInfluência do ambiente de jardim de infância Waldorf no desenvolvimento da coordenação motora de crianças de quatro a seis anosInfluence of the Waldorf kindergarten environment on the development of motor coordination of children from four to six yearsArtigo Científico