Panceri, Profª Drª ReginaRosario, Luciana Fernandes Miguel2021-08-182021-08-182019-11-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17329Neste artigo promove-se uma reflexão sobre as contribuições do Serviço Social na educação para prevenção de riscos de desastres, mediante um estudo de natureza bibliográfica, buscando uma aproximação com a realidade pesquisada, considerando a experiência do estágio curricular em Serviço Social vivenciado junto a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Justifica-se a escolha do tema pela relevante atuação do assistente social na educação para prevenção de riscos e desastres tanto quanto na resposta e recuperação. Com esta reflexão buscou-se compreender as contribuições do assistente social no campo de atuação da educação para prevenção de riscos e desastres e as interlocuções do serviço social na gestão de riscos e desastres. Para tanto, a pesquisa pautou-se na Lei de Diretrizes de Bases da Educação e na política Nacional de Proteção e Defesa Civil bem como em outros autores. Deste modo torna-se necessário incluir os desastres como um campo de estudo e atuação do Serviço Social antes da ocorrência (prevenção e preparação) para minimizar os riscos, durante o evento (resposta) para gerenciar os danos e posterior ao desastre (recuperação) para restaurar o bem-estar da população afetada.21ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoDefesa CivilServiço SocialPrevenção Riscos e DesastresEducação para prevenção de riscos e desastres: contribuições do serviço socialEDUCATION FOR PREVENTING RISKS AND DISASTERS: CONTRIBUTIONS FROM SOCIAL WORKArtigo Científico