Santos, Igor Sampaio PinhoMagalhães, Jessica Natalia Fernandes2022-06-142022-06-142021-07-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/22392Este trabalho de pesquisa teve como principal objetivo a análise e reflexões acerca da importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos alunos da educação infantil. Através dos estudos e pesquisas realizadas pode afirmar que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos tem uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento integral dos alunos da educação infantil. As atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais, a comunicação e aprendizado cognitivo de forma prazerosa e expressiva. Diante do exposto pode-se concluir que é de fundamental importância os jogos e as brincadeiras na sala de aula, podendo ser consideradas como sendo atividades sociais educacional que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e do sujeito-criança como sujeito produtor de história. Ressalta-se ainda que é preciso entendimento sobre o direcionamento de tais atividades a serem realizadas, o lúdico permite novas maneiras de ensinar, associados a fatores como capacitação dos profissionais envolvidos, pode-se obter uma educação de qualidade, capaz de ir ao encontro dos interesses essenciais, as atividades lúdicas não são somatórias, entretanto fazem parte do processo de aprendizagem.42ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAprendizagemBrincadeirasDesenvolvimentoEducação Física escolarEducação InfantilA educação física e a importância dos jogos e brincadeiras para a aprendizagem escolar na educação infantilMonografia