Carlos Magno, Maria IgnêzDi Sarno, Fabrizio2023-10-172023-10-172022-09-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36963Esta tese visa estudar a música feita para os filmes de maior orçamento e distribuição produzidos pelos grandes estúdios de Hollywood. Portanto, se desenvolve no sentido de realizar uma construção histórica que perpassa o desenvolvimento da música ao longo da evolução do cinema hollywoodiano. Consequentemente, a pesquisa desemboca na confecção de uma tabela (Tabela 1) que explicita uma divisão da música cinematográfica em diferentes períodos bem como as características musicais presentes em cada um deles. Partindo dessa classificação, se almeja explicar os fatores que levaram os responsáveis por essa música a adotar os atributos presentes em cada uma das fases apontadas. Uma vez constatada a natureza multifatorial do caminho histórico percorrido pelo tipo de música estudada, a tese elabora uma explanação detalhada sobre os aspectos industriais, mercadológicos, tecnológicos, estéticos e socioculturais que influenciaram os compositores que trabalham para o mercado cinematográfico norte-americano. Além disso, o trabalho aborda a teoria do caráter social, presente na obra A Multidão Solitária, publicada em 1950 pelo sociólogo, educador e escritor David Riesman (1909- 2002), bem como a forma com que o autor aborda o impacto que a demografia exerce nos diferentes modos de conformidade, para estabelecer, assim, um paralelo com a forma pela qual o acréscimo ou decréscimo do número de filmes produzidos pelos grandes estúdios é capaz de influir na natureza da música criada para acompanhá-los. A partir dessa relação entre a demografia e a criação artística, esta tese pode servir de apoio para trabalhos que desejam estabelecer paralelos semelhantes aplicando-os em campos diversos.247 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilMúsica CinematográficaTrilha SonoraMúsica HollywoodianaAudiovisualHollywoodUma Teoria Social da Música no Cinema HollywoodianoA Social Theory of Music in Hollywood CinemaTese