Gonçalves, Jaci RochaAli, Said Ignácio2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292014https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10522Apesar de não possuir embasamento científico, o ditado "A propaganda é a alma do negócio" é popular e revela a força de uma comunicação. Através da história da publicidade brasileira, pode-se comprovar o porquê de um conceito ser bastante difundido no meio. Somente comunicar, porém, não é mais garantia de conquista do consumidor, visto que ele se reinventa muito rapidamente, com necessidades e desejos diferentes em um curto espaço de tempo. Devido a isso, grandes marcas, como a Red Bull, Coca-cola e Palitos Gina, optam por técnicas pouco convencionais para quem está acostumado às mídias de massa (televisão, rádio, jornal, revista, internet). Neste trabalho são confrontadas, através de uma análise, duas das principais ferramentas de comunicação, publicidade e marketing promocional, a fim de desdobrar ações que mesmo nçao tradicionais, tornam-se eficientes pela criatividade e originalidade de quem as pensou. A presença do profissional como pensador orgânico crítico-criativo tem muita relevância. O processo passa por vivências profissionais, pessoais, bibliografia específica, pesquis de campo e reflexões do realizador da monografia. Sobretudo, além de resgatar aspectos históricos da comunicação de uma marca ou produto, será possível descobrir conceitos que permeiam o título, como alma e negócio, e assim enriquecedor o estudopt-BRAcesso AbertoPropagandaMarketingPublicidadeMarca de produtosA alma é o negócio da propagandaMonografia