Cernicchiaro, Ana CarolinaNeris, Marianna Hofer2020-12-212021-08-042020-12-212021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17016O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a metodologia, a linguagem e o momento trabalhados por trás do filme Educação (2017), de Cezar Migliorin e Isaac Pipano, que aborda o movimento das ocupações das escolas brasileiras pelos estudantes secundaristas e universitários em 2015 e 2016, que se mobilizaram em busca dos seus direitos de acesso ao espaço escolar. Para isso, será abordado o contexto histórico do cinema buscando elucidar o leitor sobre o surgimento da técnica do vídeo-ensaio empregada pelos autores, além de debater as possíveis pedagogias do cinema, com objetivo de compreender e assimilar com as do filme. Para contextualização da obra, analisarei o cenário histórico nacional que ocorre durante e após o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff, um dos principais fatores que resultou nas políticas de sucateamento da educação brasileira. Ao final, realizarei uma análise fílmica com objetivo de entrelaçar e relacionar os assuntos abordados nesta monografia com a obra escolhida, buscando sempre debater a relação entre política e arte.48 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilVídeo-ensaioPedagogias do CinemaEducaçãoPolíticaO vídeo-ensaio como ferramenta de discurso político: Uma visão sobre a obra Educação, de Isaac Pipano e Cezar MigliorinMonografia