Bomfim, Adriana PereiraAguiar, Arla Gleice2021-06-212021-06-212021-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13390Este estudo objetivou analisar, a partir de produções científicas, os possíveis efeitos que a patologização escolar podem trazer à vida e à aprendizagem da criança. Em complementaridade, também, pretendeu-se discutir sobre a origem e perpetuação da patologização da aprendizagem, refletir acerca do papel da Psicologia nesse âmbito, pesquisar acerca da medicalização infantil como consequência dessa lógica e analisar os principais achados das pesquisas encontradas, tendo em vista os estudos mais recentes acerca desse recorte. Trata-se de uma revisão de literatura de natureza exploratória, na qual foram analisados artigos científicos e indexados na última década, entre 2010 e 2020, em bases de dados como Scielo, Pepsci, Lilacs, dentre outras. A busca identificou 2.049 (dois mil e quarenta e nove artigos) a partir dos descritores utilizados, dentre os quais foram analisados 10 (dez) trabalhos, por maior aproximação com o recorte dessa investigação. A partir da análise de conteúdo, evidenciou-se, dentre outros aspectos, a rotulação e estigmatização das crianças enquadradas na lógica patologizante e os riscos decorrentes do uso de tratamentos medicamentosos, que se mostrou excedente nos últimos anos. Os resultados também apontaram o importante papel da psicologia enquanto uma ferramenta de desconstrução da lógica biologizante e da normalização, sendo ela capaz de fomentar discussões acerca da singularidade dos sujeitos no âmbito escolar e em toda a sociedade. E, ainda, possibilitando a construção de novas visões e práticas não medicalizantes a fim de preservar a saúde e qualidade de vida da criança em seu processo de aprendizagem.23 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAprendizagemPatologizaçãoInfânciaFracasso escolarMedicalização infantilInfância e aprendizagem: um estudo sobre a patologização no âmbito escolarChildhood and learning: a study on pathologization in the school environmentArtigo Científico