Silva, Matheus BernardoAcacio, Débora Goulart2023-02-282023-02-282022-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32364O ano 2020 foi marcado por uma nova realidade imposta pela pandemia da Covid-19. Frente a esta, dentre as medidas sanitárias, os locais que eram passíveis de aglomeração de pessoas foram rapidamente orientados a restrição ou cancelamento de suas atividades, sendo as escolas e as universidades espaços a seguirem essa orientação. Como forma de sustentar os espaços de ensino, estabeleceu o Ensino Remoto de Emergência (ERE). Dessa forma, o texto em tela teve como principal enfoque investigar as especificidades do ERE no processo de ensino-aprendizagem de um curso de graduação de enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19, em uma universidade localizada no sul de Santa Catarina. Como referencial teórico-metodológico procuramos nos aproximar de pressupostos do materialismo histórico-dialético, além de recorrermos a pedagogia histórico crítica, como uma teoria pedagógica, com a finalidade de trabalhar as questões relacionadas à educação, principalmente, no que tange aos aspectos históricos, filosóficos e políticos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, no sentido de compreender os documentos legais emitidos em âmbito federal, estadual (Santa Catarina) e municipal relacionados ao ERE e ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e uma pesquisa de campo, por meio de questionário e entrevista dirigidos a docentes e estudantes do curso de enfermagem, no sentido de levantar dados na tentativa de aprofundar como se deram o processo de ensino-aprendizagem no âmbito do ERE, durante a pandemia da Covid-19. Concluímos, por meio de documentos analisados e das falas de docentes e estudantes, que a materialização do ERE se deu de forma insidiosa, onde os atores desse processo precisaram se adaptar instantaneamente, sem as mínimas condições necessárias. É possível notar que esse formato leva somente a uma formação instrumental ao estudante, excluindo a possibilidade concreta de uma formação integral. Constatou-se que houve uma descaracterização da função docente, levando-o a se apresentar como um mero facilitador na entrega de conteúdos por meio virtual. O ERE, de maneira implícita ou explicitamente, corrobora com a falácia neoliberal de fracasso da educação pública em proveito da mercantilização da educação.104ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEnsino Remoto de EmergênciaEnsino SuperiorEnfermagemFormação Integral HumanaProcesso de ensino-aprendizagem no curso de enfermagem em tempos de pandemia da covid-19: implicações sobre a formação humana integralTeaching-learning process in the nursing course in times of the covid-19 pandemic: implications for integral human trainingDissertação