BARRETO, Gustavo De ValSOUZA, Caroline Giovanna de AlmeidaQUARESMA, Maria Eduarda PaivaGONÇALVES, Mariana Laysla Santos2023-12-062023-12-062023-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37485Este artigo apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de analisar os impactos cognitivos em adolescentes residentes em abrigos. Para isso, foram utilizadas bases de dados eletrônicas, tais como Pepsic, Newpsi, Scielo, Google e Google Acadêmico com os termos de busca “abrigos”, “adolescentes”, “cognição”, “fatores de risco e proteção”, “psicologia do desenvolvimento” e “impactos cognitivos”. Foram selecionados 14 estudos publicados entre 2002 e 2023 que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Os resultados mostram que a instabilidade residencial e as experiências adversas na infância podem ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes residentes em abrigos. Por outro lado, os estudos apontam que o suporte psicossocial, a intervenção precoce e um ambiente acolhedor podem ter um impacto positivo sobre o desenvolvimento cognitivo desses adolescentes. Os resultados indicam que suporte adequado e ações que promovam estabilidade residencial são importantes para melhorar o desenvolvimento cognitivo de adolescentes em abrigos.18ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilabrigosadolescentescogniçãodesenvolvimentoriscoImpactos cognitivos em adolescentes acolhidos institucionalmenteCognitive impacts on institutionally placed adolescentsArtigo Científico