Miranda, Joseane Borges deMelo, Lucas2022-12-192022-12-192022-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29936As principais motivações para se abrir um negócio são oportunidade e necessidade, sendo que a necessidade se revela principalmente em situação de crise econômica, pois postos de trabalho fecham e muitas pessoas vêem no empreendedorismo uma oportunidade de recomeçar. Entretanto, permanecer no mercado não é tão simples assim, pois poucos são os empreendimentos capazes de ultrapassar a barreira dos cinco anos de existência, o que pode ser explicado por uma série de motivos envolvendo falta de planejamento, falta de capacidade, falta de recursos financeiros e dificuldade de se obter financiamento, entre outras questões. O objetivo desta pesquisa é identificar os entraves para a atuação empreendedora no Brasil. Para este fim, propôs-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, a partir de artigos e monografias que versam sobre o tema. Como resultado, identificou-se que os empreendedores se deparam com variados tipos de entraves, entretanto, a forma pela qual cada um lida com estes desafios depende das características, habilidades e competências de cada um. Por ser um indivíduo mais tolerante ao risco, empreendedores tem dificuldade de reconhecer que o empreendimento não está gerando o resultado esperado. Em outros casos, o empreendedor não tem uma ideia clara sobre o que espera alcançar com sua empresa e não demonstra domínio da gestão financeira, o que dificulta a liberação de recursos privados.40ptAtribuição 3.0 BrasilBarreiras empresariaisEmpreendedorismoMicro e pequenas empresasO Brasil não é feito para empreender: as dificuldades para empreender no paísArtigo Científico