BARBOSA, Ramon MartinsALMEIDA, Francisca Raquel CostaMEDEIROS, Lorena Beatriz Varjão Diógenes de2023-06-232023-06-232023-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33556OBJETIVO: Identificar a prevalência e fatores relacionados à dor em estudantes do ensino médio quanto a sua intensidade e regiões afetadas. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nas bases Pubmed (Us Nation Library of Medicin e National al Inntitutes of Health) Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online), Portal da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SciELO (Brasil Scientific Eletronic Library Online), realizada por dois autores independentes. Foi-se utilizado os seguintes descritores: “Pain”, “Students”, “Prevalence”. Nesta revisão sistemática foram incluídos artigos que: a) estudos observacionais; b) publicados em periódicos nacionais e internacionais; c) redigidos em inglês ou português; d) que tenham avaliado a prevalência e fatores relacionados a dor; e) que estivessem disponíveis na íntegra. Não foram realizadas restrições quanto ao período de publicação dos estudos. O risco de viés foi avaliado através da escala Downs and Black. RESULTADOS: as buscas identificaram 165 artigos, contudo, após a remoção de artigos incompletos, duplicados e com títulos e resumos que não se adequavam ao tema, ficaram 4 artigos elegíveis que se adequaram ao tema proposto, onde foi apresentado as principais queixas álgicas nas regiões de pescoço, ombros, cervical e lombar. CONCLUSÕES: Observou-se por meio dos estudos que a maior prevalência de dor estava relacionada ao pescoço e ombros. Portanto, medidas preventivas devem ser consideradas pelas instituições, afim de evitar a cronificação da dor. PALAVRAS-CHAVES: Dor, Estudantes do ensino médio19ptAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasildorestudantes do ensino médioPrevalência de dor em estudantes do ensino médio: uma revisão sistemática.Prevalence of pain in high school students.Artigo Científico