Mendonça, Anny Key de SouzaSilva Júnior, Sérgio AugustoMaciel, Lucas Zanlorenzi2021-12-152021-12-152021-12-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19256Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender o perfil de compra dos consumidores de produtos e alimentos vegetarianos, veganos e flexitarianos e a ascensão de novos produtos e serviços no mercado nacional. Para isto, utilizou-se da análise bibliométrico por meio da busca em bases de dados como Web of Science e Google Acadêmico. Quanto à metodologia, trata-se de pesquisas qualitativas, a fim de analisar os dados e resultados obtidos na literatura cientifica em relação à periodicidade de publicação, os autores, instituições de publicação, palavras-chave e periódico. Como resultado foi identificado que houve uma evolução das pesquisas com o tema vegetariano, vegano e flexitariano nos últimos anos. As palavras chaves mais utilizadas foram saúde, carne, consumo, valores, comportamento e consumidor. Podemos observar a relação das universidades e institutos de pesquisa do portifólio bibliográfico e os países mais atuantes na área, como por exemplo o Brasil, Itália e Estados Unidos da América. No Brasil podemos destacar algumas empresas certificadas com o selo vegano e seus produtos certificados. O trabalho conclui que o mercado veganismo é um nicho crescente, com diversas oportunidades de empreendedorismo associado a temas como: identidade, motivações, atitudes do consumidor, defesa de animais e benefícios ao meio ambiente, saúde, apresentando desafios e resistência para crescer em outras áreas como a do vestuário e moda. O trabalho mostrou a significância do vegetarianismo e veganismo no mercado e a magnitude econômica que apresenta e vem ganhando.48ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilConsumo ConscienteVeganismoFlexitarianoTransformações no mercado: ascensão de marcas e produtos veganosMonografia