Tartarri, EmersonSantiago, Moniandra Santana2018-09-032020-12-092018-09-032020-12-092018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12532O presente trabalho de pesquisa trará a história oral de uma professora de Ciências já aposentada na rede estadual de Santa Catarina, sendo que os relatos, vivências e experiências são abordados dentro do contexto do trabalho de pesquisa para conheceremos o permeio do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos. A relevância da história pessoal, seus detalhes e fatos nela evidenciados, são fontes de informações importantes para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem que transcorreram nas últimas décadas. Quanto à forma de abordagem a pesquisa foi do tipo qualitativo, usando como critério uma entrevista para recolhimento dos dados, seguido de um questionário, para ter o seguimento correto do presente trabalho. O que impulsionou esse trabalho foi entender o processo e mudança ocorrida na área da educação nas últimas décadas, a partir dos relatos e das experiências profissionais da educação, em especial a professora pesquisada de Ciências do Ensino Fundamental das Séries Finais, evidenciando as principais modificações ocorridas na escola, na disciplina de Ciências e na sua trajetória profissional. O trabalho de pesquisa proposto tem como objetivo geral analisar o processo educacional no ensino de Ciências através da história de vida e da vivência profissional de uma professora de Ciências, Jaguaruna, SC. Através da entrevista, fez-se uma síntese de experiências profissionais vividas pela professora. Espera-se que com esta pesquisa sirva de referências para tantos outros, que possamos compreender a grande importância de se escrever um trabalho direcionado para a área da educação, tendo como fonte de inspiração o professor.45 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsinoBiologiaBiografiaRelatos e fatos no ensino de ciências: a experiência de uma professora da rede estadual de Jaguaruna/ SCMonografia