Brandão , Igor MacedoBatista, Camila2022-03-042022-03-042021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21294Este trabalho baseia-se em mostrar como os professores podem incluir os alunos no ensino de Ciências e Biologia, mostrando a importância da ludicidade no ensino de Ciências e biologia para a inclusão de alunos com Necessidades educativas especiais (NEE) e no desenvolvimento pessoal e social desses alunos, trazendo a importância das estratégias nesse ensino, por ser aulas que precisam de imagens e figuras para demonstração de conteúdo. O propósito é discutir a importância da inclusão de alunos com NEE em sala regular, assim como, a metodologia adaptada para o ensino, pois, é de grande importância pensar no ensino adaptado para o seu desenvolvimento e ensino aprendizagem, assim como a socialização com os outros colegas. O objetivo do trabalho é analisar como os professores de ciências e biologia pode proporcionar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em suas aulas. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, baseando-se na busca de trabalhos científicos sobre o tema. Em resultados esperados foram encontrados 10 artigos no período de 10 anos de 2011 a 2021. As publicações encontradas abordam sobre os recursos didáticos adaptados que os professores de Ciências e Biologia podem utilizar e a sua56 f.ptAtribuição 3.0 BrasilInclusãoNecessidade educativas especiaisEnsino-aprendizagemMetodologias adaptativasEducação Especial: um olhar sobre o ensino de ciências e biologia para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE).Monografia