TEIXEIRA, Renata BacelarCASTILHO, Luisa Moura2024-01-222024-01-222023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40912A pesquisa a seguir consiste em um estudo para o desenvolvimento do projeto de um Centro Dia para a Apae de Belo Horizonte. O centro dia é um serviço de proteção social especial destinada ao atendimento e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla bem como um apoio aos seus responsáveis. É um local onde esses deficientes aprimoram o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, com o objetivo de promover autonomia e inclusão social. Atualmente, a Apae de Belo Horizonte conta com um Centro Dia no bairro Santa Tereza, porém a demanda é crescente e ele divide espaço com a escola da Apae. É necessário portanto a criação de um novo espaço para dividir esses públicos, que são diferentes, e atender a demanda atual de forma confortável, sem ultrapassar a capacidade do espaço. Foi escolhido um terreno próximo à Apae existente, no bairro Santa Teresa - Belo Horizonte e o projeto foi desenvolvido com o conceito de proporcionar aos usuários do centro dia um espaço de inclusão e acolhimento, de forma que as setorizações e soluções projetuais sejam uma ferramenta para o desenvolvimento da autonomia, comunicação e participação social. Primeiramente, foi realizada uma abordagem sobre as ambiências da Apae, que precisam nortear o projeto. Em seguida foram utilizados três referenciais teóricos para embasar a pesquisa: Deficiência Mental: Da Superstição à Ciência, de Isaias Pessoti; Envelhecimento e deficiência intelectual - uma emergência silenciosa, publicado em 2014 pela Apae São Paulo, da autora Laura Maria Guilhoto, e por último o livro Neuroarquitetura: A neurociência no ambiente construído, da autora Vilma Vilarouco. Com a análise dos livros, foi feito um estudo de obras análogas que contribuíram de forma essencial para o projeto final. São eles: Centro de atenção diurno para idosos, do esritório Side FX Arquitectura; Centro diurno para tratamento de Alzheimer, projetado por GCA Architects, e a Comunidade "Sweetwater Spectrum", de LMS arquitetos. Após todo o estudo teórico e do território, foi desenvolvido o projeto para o Centro Dia. A edificação apresentou uma baixa verticalização, consistindo apenas de 3 pavimentos (incluindo um subsolo). O nível de implantação do pavimento térreo foi baseado no nível da rua, para que os pedestres tenham um acesso fácil, simples e com o mínimo de desnível, e essa decisão resultou em uma clara setorização dos espaços, simplificando o percurso dos usuários e a supervisão de suas atividades. O estudo das ambiências nortearam o projeto a todo momento, foram criados espaços de apoio aos responsáveis e aos usuários e sempre pensando na autonomia e potencialidades dos mesmos. Esse projeto é mais um passo para a valorização do potencial e da dependência dos deficientes intelectuais, a partir de uma visão inclusiva.62ptCentro DiaAPAEdeficiência intelectualinclusão socialautonomiaCentro Dia; destinado a pessoas com deficiência intelectual e múltipla para a APAE de Belo HorizonteMonografia